Você tem que ser o espelho da mudança que está propondo. Se eu quero mudar o mundo, tenho que começar por mim.
Mahatma Gandhi

 

Terapia Sistêmica Integrativa

 

 

As terapias integrativas e complementares, também conhecidas como PICs (Práticas Integrativas e Complementares) são, portanto, técnicas e métodos ou conjuntos com o objetivo promover a saúde e o bem-estar das pessoas.

 

O que é Terapia Sistêmica?

Utiliza dinamicas da Constêlação Sistêmica Familiar para diminuir, conscientizar e tratar os conflitos familiares, nos relacionamentos e profissionais, com base no tratamento  da Criança Interior e os traumas que ela carrega.

 

Utilizo na Terapia Sistêmica:

 

  • Terapia Corporal de Reich, trata as emoções presa no corpo.
  • Constelação, trata as relaçãoes familiares,sociais e conflitos.
  • Coaching Sistêmico, auxília nos objetivos.
  • Theta Healing, trata as crenças limitantes.
  • Neuropsicofisiológico/PNL, trata os excessos de pensamentos e emoções, esquecimentos,fobias, etc.
  • Florais, trata emoções e pensamentos.
  • Aromaterapia, trata dores, emoções e pensamentos.

Podemos trabalhar a terapia que mais se encaixa na dinâmica emocional de cada um.   

 

 

Terapia Sistêmica Integrativa.

 

 

Para tratar uma doença, trauma, problemas, ou um conflito (pessoal, familiar, profissional, relacionamento), que é o tema do cliente, a queixa principal, primeiro identifico através da colocação dos bonecos e âncoras, o tipo corporal do paciente, as desarmonias, e observamos as couraças e bloqueios energéticos e emocionais presos no  corpo; as travas da psique.

Após a indentificação das desarmonias do Tema e o Objetivo a ser alcançado, iniciamos um tratamento com uma combinação de técnicas da Constelação Familiar,  do Coaching Sistêmico e da Terapia Reichiana, além de Exercícios Neuropsicofisiológico, Florais e Homeopáticos, Conscientização, Autoconsciência, Mentalizações e Respiração Consciente.

 

 

A Terapia reichiana derruba a ideia de que as funções mentais eram separadas do corpo, substituindo-a pela afirmação de que o corpo é o receptáculo das experiências físicas e emocionais vividas por todos nós desde a gestação até a morte. Isso significa que tudo o que perturba a mente, têm seu reflexo sobre o corpo onde os estados psíquicos como estresse, depressão, ansiedade, medo, raiva, etc, favorecem o desenvolvimento e/ou a manifestação de doenças orgânicas como úlceras, colites, problemas cardíacos, alergias, doenças da pele e até mesmo o câncer. Da mesma forma, pode-se falar que as doenças do corpo refletem sobre a mente, causando os distúrbios emocionais.

 

De acordo com os problemas do paciente, poderá ser indicado uma Constelação Familiar, Pratica de Yoga Terapêutico, ou Prática de atividade Esportiva energética (Tai Chi, Lian Cong), Danças, Musicoterapia, Arteterapia, Biodança, Naturopatia, Osteopatia, Quiropraxia, Ozonioterapia, Fitoterapia, Radiestesia e Radiônica, Massagens,  tratamento com Acupuntura e tratamento com Psicólogo.

 

No inicio chamamos essa terapia de psicointegrativa, no sentido de psique não de psicólogo ou psicologia. 

Psicointegração é uma palavra composta que justapõe dois termos: «psico» (que deriva do termo latino psychē e que é uma transliteração do termo grego ψυχή, que significa «alma» ou «espírito») e «integração» (que inclui a noção de integrar ou promover a completude).

O Termo consulta psicointegrativa designa uma abordagem terapêutica integrada (criada em 2017 por Sandra Ramos e Jorge A. Ramos do Instituto de Ciências Integradas)

Mudanças Positivas que o Coronavírus trouxe

Antes do Corona Vírus, os terapeutas que trabalhavam com técnicas integrativas sofriam preconceitos da sociedade, com preconceito que quem trabalha com várias técnicas não é bom em nada!

 

A área da saúde é diferente das demais áreas. Nós sempre estamos estudando e aprendendo novas técnicas e elas também  vão se aperfeiçoando. Cada ser humano é uma caixinha de surpresas e não dá para tratar todos com as mesmas técnicas ou abordagens.

As Novas Medicinas estão voltando a olhar o indivíduo como um todo, como foi orientado pelo "pai da medicina", Hipocrates na Grècia em 460 a.C.

A Medicina Tradicional Chinesa, 5000. a.C.;  Ayurveda em 7000 a.C. e tem manuscristos de Imotepe em XXVII a.C, falando a importância de tratar cada individuo com a técnica mais adequada para cada um.

 

Acredito que teremos importantes mudanças pós pandemia.