Constelação Familiar é uma nova abordagem da Psicoterapia Sistêmica Fenomenológica, criada e desenvolvida pelo alemão Bert Hellinger que, após anos de pesquisas com famílias, empresas e organizações em várias partes do mundo, buscou o diagnóstico e solução de problemas e conflitos.
Bert Hellinger, nascido em 1925, estudou Filosofia, Teologia e Pedagogia. Ele trabalhou 16 anos como membro de uma ordem de missionários católicos com os Zulus na África. Depois ele se tornou psicanalista e desenvolveu a sua própria abordagem de Constelação Familiar à partir das experiências com dinâmica de grupos, terapia primal, terapia análise transacional, terapia familiar, terapia Gestalt e vários processos de hipnose terapêutica.
A história de nossa família nos pertence. Estamos a ela vinculados, ela é uma parte de nós e marca a nossa personalidade, nossos costumes, crenças padrões e todas as forças e fraquezas.
A Constelação visa, de forma prática e vivencial, dissolver antigos padrões familiares de conflitos e doenças que se repetem e de alguma forma impedem o livre fluxo de amor entre os membros de um sistema e atua de forma direta abrindo espaço para uma nova compreensão e cura.